sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Já comprou meu presente?

Enfim chegou a época mais esperada do ano! Todo mundo em espírito natalino! Tudo enfeitado, tudo lindo! São brilhos, vermelho, guirlandas, árvores de Natal, papais noéis em todas as esquinas, o peru já está no freezer pronto pra ser posto pra assar, ceias planejadas, todo mundo se perguntando “o que é que eu vou vestir?”, “o que é que eu vou levar para a ceia de Natal?” “E a sobremesa? O que vai ser?”. Afinal de contas, é uma festa muito importante! Muito esperada! Temos que fazer o melhor! É só uma vez no ano!
E como se não bastasse a preocupação com o que vestir e o que levar para comer e beber na festa, há ainda os presentes!
Já comprou o presente do seu pai e da sua mãe? Do seu marido? Da sua esposa? E o do seu filho? Ah, este tem que ser especial! Aliás, tem que ser muitos, pois a lista dele foi enooooorme! E o da sua sogra? Faça o favor de não esquecer da sogra, heim! E o seu? Já comprou o seu? E o meu? (risos)
Talvez, mais preocupante que a própria ceia de Natal, as vestes, a decoração, são os presentes. Todo mundo espera um presentinho, nem que seja um chinelo! E o engraçado é que nessa época, a expectativa maior que se tem, não é o de receber bons presentes, mas sim de conseguir agradar e satisfazer os que amamos com os presentes que planejamos dar.
A ansiedade é de saber se eles vão gostar do nosso presente: “será que ele vai gostar desse carrinho?”, “será que ela não vai querer trocar essa blusa?”, “será que o meu amigo secreto gosta de cores fortes?”, “será que serve esse sapato?”, “será que o meu marido não vai brigar comigo por gastar dinheiro com esse presente mesmo sendo pra ele?”. Quem já não se questionou assim em época de Natal?
Quando chega o Natal, a correria em busca do presente perfeito é intensa. O que é melhor? Uma roupa? Um perfume? Uma bolsa? Uma carteira? Um brinquedo? Qual brinquedo? É chique? Está na moda? Combina ou não com ele? Serve ou não serve? Será que ele vai usar? A gente visualiza as pessoas usando os presentes.
Época de Natal é uma época boa porque ainda que não se ganhe nada, é bom presentear. Mas, espere um pouco. Presentear por quê mesmo? Que festa é essa, afinal?
Pra falar a verdade, nem sabemos porque damos presentes uns para os outros nessa data. Nem lembramos das reais origens e motivos de presentear.
Não seria a comemoração do aniversário de Jesus? Toda essa festa que estamos planejando com deliciosos comes e bebes não seria para comemorar o nascimento de Cristo? Não é Ele o aniversariante? Não é Ele, então, a quem devo presentear? Por que estou preocupada com o presente do meu filho? E o do meu marido? E o da minha sogra? E o meu? Nem é meu aniversário?
Já comprou o presente de Jesus? Já comprou seu ouro, seu incenso, sua mirra? Já pensou nas músicas que Ele quer ouvir na festa dele? Já sabe o que vestir na festa dele? Já pensou no que vai dizer pra Ele quando Ele chegar? Ei, afinal, nós o convidamos para a festa? (risos)
Ora, francamente, me responda sinceramente. Quem é que realmente se lembrou de Jesus nesses preparativos todos? Quem? Quem?
Quem realmente, como os reis e magos, está disposto a sacrificar-se andando milhas e milhas pra encontrar-se com Jesus com o melhor de si: seu ouro – seu coração, seu incenso – sua alma entregue, devota e totalmente consagrada, sua mirra – seus sonhos, todos nas mãos do Rei, sem receio de ter tido algum prejuízo.
O que você vai dar a Jesus? Presente pra Jesus não se compra. Ele já comprou tudo com seu sangue e nos entregou lá na Cruz. Só nos cabe, agora, devolvermos em gratidão ao seu ato de amor e sacrifício, nosso ouro, incenso e mirra!
E o meu presente? Já comprou meu presente? Se já comprou, tudo bem, eu aceito. Se não, preocupe-se com o de Jesus, então! Ele te deu e dará infinitamente mais do que eu posso dar.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Deus vê o coração... e como vê!

Quem já não consolou alguém que sentia-se indigno e inapropriado na igreja por sua aparência? O discurso que se usa para confortar o miserável maltrapilho complexado por suas vestes diante de um povo bem vestido é justamente o de que "o homem até que olha a aparência, mas Deus vê o coração".
Não são poucos os que dentro da igreja aproveitam o "gancho" para auto confortarem e justificar sua admiração pelas coisas do mundo.  Já viu que a igreja está cheia de tatuados, homens de brincos e piercings e cabelão, gente costumizada de Emos, góticos e ao serem questionados por sua aparência, replicam, "Olha, irmão, o homem vê minha aparência, Deus vê meu coração!" E sai rindo e se gabando de conhecer tão bem a Palavra de Deus (mas não tão bem o Deus da Palavra!).
Mas ele tem razão mesmo assim. Deus o conhece. E o conhece muito bem, a ponto de enxergar o que há no mais profundo do seu coração.
Bem dito que o homem vê apenas a aparência, que certamente nos dá uma superficial noção de como julgar as pessoas. Mas Deus, ah, esse Deus que tudo vê, vê o coração, que na maioria das vezes confirma e atesta o que o homem representa através de sua aparência externa.
Exceções à parte, mas sigamos. Há realmente os que já escolheram um estilo por sua personalidade haver sido formada daquele jeito, sendo realmente autênticos. Mas não é verdade que, após convertidos, remidos pelo sangue, não seria mais lógico que quiséssemos nos parecer mais e mais com Jesus e não com aqueles que seguem o oposto do que Ele prega e espera de mim?
Não é rara a presença de "levitas" cabeludos, tatuados (após sua conversão), com brincos e piercings no corpo, sobre o altar, no intuito de se parecerem com seus artistas preferidos (pra não dizer "ídolos"), personalidades famosas que não passam de viciados, revoltados e ateus, os quais proclamam sua aversão pela pessoa de Cristo, vivendo a prostituição, o vício, o crime, a promiscuidade mais absurda. E ainda querem repreender os que o "julgam" por sua aparência, com a própria palavra do Deus vivo, que este, diferente do homem, não olha para sua aparência, mas sim para o seu coração!
Mas voltemos à Palavra. É certo que Deus olha sim o coração e o que Ele vê, na maioria das vezes (que isso esteja bem claro), é que que este, o coração, é retratado por aquilo (ou aquele) em que você insiste parecer. Sim, você é o que realmente tenta parecer ser.
Deus não olha para a aparência porque Ele não precisa! Ele já vê o coração. E este não mente.
Não adianta eu querer enganar o meu próximo fazendo uso da própria Palavra de Deus, por que a este eu não engano. Se eu quero me parecer com a louca da Ladi Gaga, é porque eu a admiro, a sigo, porque quero ser igual a ela, se é ao Renato Russo quem imito, é porque acredito nos conceitos dele, quero seu estilo de vida, aceito suas escolhas, seus pensamentos. Eu sou igual a eles sim e pronto!
E Deus sabe quais são os modelos que tenho no meu coração. E Ele sabe quando não é a Ele quem eu imito (e se entristece com isso, diga-se de passagem).
Oras, não sabeis que onde estiver o seu coração, ali estará o seu tesouro?
Às vezes, nem nós mesmos sabemos onde está nosso tesouro, mas Deus sabe, ele conhece as terras do meu coração. Ele o vê muito bem, ah, como vê!
Efésios 5:1
I Samuel 16:7

Caridade

O Evangelho seria muito mais aceito, compreendido e crido se a bondade e caridade, através da ajuda aos doentes, pobres, necessitados e excluídos, resultado do constrangedor amor de Cristo em nós, fosse real e constantemente colocado em prática.
É verdade que o amor de Cristo nos constrange. E se esse amor fosse propagado através das ações de caridade, não haveria um só que duvidasse ou questionasse o Evangelho, a história e a veracidade dos escritos bíblicos.
A teologia esteada na hermenêutica, história, bibliologia e demais pilares doutrinários de nada valem se não construídos e fundamentados no amor de Deus.
Se não houver amor e este externado por ações de caridade, renúncia e despreendimento em favor do próximo, de nada valerá a minha fé em Cristo.
I Coríntion 13
Efésios 4:25-32

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Nem uma hora? Nem um minuto?

Dia desses estava na igreja e, voada, comecei a reparar em volta.
Do meu lado havia uma moça com seu celular super ultra moderno e bonitinho, slim e melhor que minha máquina fotográfica no seus recursos de foto. Vi que ela contemplava suas fotos, as quais, por sinal, ela mesma havia tirado dela mesma. Ela olhava, avaliava e decidia: Excluir ou não? Excluía, mantinha... E assim foi por não sei quanto tempo, não menos que meia hora.
Do outro lado, duas meninas, meninas não, mulheres, olhando pro meu lado. Olhavam e riam. Parecia até que era de mim. Não ligava. Eu olhava mesmo abismada por sua indiferença à pregação do pastor, coitado que com certeza havia passado umas duas ou três horas se preparando e buscando de Deus na Bíblia e em oração.
À esquerda, lá na frente, a galerinha teen que com seus papeizinhos escrevendo e respondendo, em diálogo escrito (já fiz muito isso na minha época), escrevia, o outro lia e respondia, o outro lia a resposta e ria e assim seguia a pregação inteira. Daí então, me vi decidida a caçar alienados. Quem mais estaría voando ali? Achei muitos!
Comecei a pensar em como reagiria Jesus naquele momento. As poucas vezes que Jesus pareceu intolerante e estressado foram certamente por ver seu povo totalmente desinteressado e irreverente quanto ao seu templo, a seu santuário ao momento de oração. "Nem uma hora?", ele perguntou indignado ao ver os discípulos dorminhocos." Sem contar na Sua reação ao ver que o templo havia se tornado uma feira!
O que essa gente estaria fazendo ali se sua mente não estava? Nem coração, nem alma, nem mente... nada, só um corpo corruptível e morto demais pra ter sede ou fome de Deus.
Acho que Cristo, naquela hora, bem que gostaria de chegar e chicotear os alienados dali, assim como fez no seu templo ao vê-lo cheio de animais e vendedores dizendo: " Nem uma hora? Nem um minuto do seu pensamento pra mim? Ei, você, do celular, cai fora, vocês duas aí fofocando, se mandem! Os adolescentes dos bilhetinhos sumam daqui! Kely! Vaza você também!"

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Atirei o pau no gato...

Que onda é essa de postagens sensacionais, heim? A gente até tenta fugir de notícias horrendas, evita ver jornal que transmitam fatos hediondos, seleciona sites e revistas que apenas nos mostre coisas interessantes e que nos edifique, sem imagens chocantes, sem mortos e feridos nas capas, adere a sites de relacionamentos e redes sociais a fim de se ter interação com pessoas que busquem estar felizes, mas mesmo assim, o que ess povo procura não é realmente amizade e bater um papo cabeça. Só querem chocar!
Quem falou que querem denunciar?! Denunciar a morte e mau tratos a animais? OK, tudo bem. Desde que essa mesma gente denuncie desvio de dinheiro do SUS que trataria de doentes de câncer, por exemplo. Mas quem se preocupa com isso?
Pelo amor de Deus! Foto de bicho morto e machucado me deprime! Acho que vou desistir desse tal "Face"!
Mas é claro! Besta sou eu mesmo. Bem disse o apóstolo que "todas as coisas me são lícitas mas nem todas me convem". Se eu deixasse de abrir a rede social por aproximadamente uma hora ao dia para abrir a Bíblia, meu coração certamente estaria cheio com tudo que é de tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo que é certo, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama (Fl. 4:8). É nisso que devemos pensar e não se atiraram o pau no gato e o gato não morreu... Aff! Quanta baboseira!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Gente grande, eu?! Até parece!

Gente, como ele cresceu! É, próximo dia 07 de setembro completo 04 anos de mãe! rsrs...
O que era pra ser uma data especial apenas para o Lucas, meu filho de 04 anos, é ainda mais pra mim. Não que eu queira roubar isso dele, mas é que certamente eu me lembro mais de cada detalhe daquele dia do que ele. Aliás, ele não lembra de nada, lógico.
Só eu sei o que eu senti aquele dia! Qualquer parto normal já é inesquecível! Ainda mais um parto prematuro. Só de lembrar do médico me dispensando pra voltar a dormir depois de rompida a bolsa, volto a ter dores de parto! Uuuui....
Aquele dia certamente não poderia de me ser emprestado como um dia incrivelmente especial. Todas as sensações possíveis e dispensáveis eu senti. Só me podia ser especial, loucamente especial! As dores, o medo de morrer, a certeza de que ia morrer (a dor de parto nos faz pensar que vamos morrer de verdade), a estranheza de ver um ser surgir de você como se você fosse um fator multiplicador, o medo do futuro, a dor no peito, nos pontos, a auto-estima que saiu com a placenta (a gente se sente horrível, aliás, está horrível, só a mulher do Kaká pra ficar linda na foto no outro dia do parto, fala sério!).
Engraçado. Todas essas coisas loucas e ruins, por um certo momento se vão e só ficam na memória uma sensação de sucesso grandioso e surpresa! Tudo isso foi vivido novamente, como se toda aquela dramática experiência não fosse suficiente para nunca mais querer outro filho. Mas sorrisos como o do Lucas (e também do Thiago, meu caçula) merecem ser multiplicados.
Aqui estou. Mãe de dois filhos. Com uma rotina doida, complicada mas incrivelmente compensadora. A noite, quando todos já foram dormir, não posso deixar de pensar no quantos eles me fizeram grande, afinal de contas, só se pode administrar uma bagunça tão grande alguém proporcionalmente grande.
Gente grande, eu? rsrsrs... Até parece!
Grande é o meu Deus que me proporciona grandes coisas: meus três lindos homens!
JLT, love you forever!
E, principalmente, você, Lucas, Deus o abençoe ricamente pelo pontapé inicial para a minha linda carreira de mãe. Parabéns meu querido filho, pelos quatro aninhos de vida e que Deus os multiplique e redunde em bençãos de saúde, sabedoria, graça, força, amor e paz!

Kely

domingo, 4 de setembro de 2011

Shinning the first time!

Chega de ensaiar! Eu tentei me inspirar, procurei algo lindo, emocionante pra estreiar meu blog. Queria algo tão interessante que o fizesse voltar aqui amanhã pra ver se tem postagem nova no meu blog e mais! Que o fizesse comentar com outas pessoas e se enchesse de visitantes e este blog ficasse tão famoso quanto o blog da Bruna Surfistinha, que se transformou num livro e depois num filme!!!
Ah, pára, vai! Chega de bobagem! Viajei! Mesmo porque eu nunca vi o blog da Bruna Surfistinha, não li o livro (nem vou ler!!!) e muito menos vi o filme (que dizem ser podre!).
O fato é que eu tinha que começar logo esse blog, nem que fosse com uma asneira qualquer como essa (rsrs...)
Se vai virar um livro e mais tarde um filme, eu não sei, mas que vou me divertir, me emocionar, me desestressar por aqui, isso eu sei!
Abraço a todos. Espero que vocês também curtam.

Kely Rímoli