quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Deus vê o coração... e como vê!

Quem já não consolou alguém que sentia-se indigno e inapropriado na igreja por sua aparência? O discurso que se usa para confortar o miserável maltrapilho complexado por suas vestes diante de um povo bem vestido é justamente o de que "o homem até que olha a aparência, mas Deus vê o coração".
Não são poucos os que dentro da igreja aproveitam o "gancho" para auto confortarem e justificar sua admiração pelas coisas do mundo.  Já viu que a igreja está cheia de tatuados, homens de brincos e piercings e cabelão, gente costumizada de Emos, góticos e ao serem questionados por sua aparência, replicam, "Olha, irmão, o homem vê minha aparência, Deus vê meu coração!" E sai rindo e se gabando de conhecer tão bem a Palavra de Deus (mas não tão bem o Deus da Palavra!).
Mas ele tem razão mesmo assim. Deus o conhece. E o conhece muito bem, a ponto de enxergar o que há no mais profundo do seu coração.
Bem dito que o homem vê apenas a aparência, que certamente nos dá uma superficial noção de como julgar as pessoas. Mas Deus, ah, esse Deus que tudo vê, vê o coração, que na maioria das vezes confirma e atesta o que o homem representa através de sua aparência externa.
Exceções à parte, mas sigamos. Há realmente os que já escolheram um estilo por sua personalidade haver sido formada daquele jeito, sendo realmente autênticos. Mas não é verdade que, após convertidos, remidos pelo sangue, não seria mais lógico que quiséssemos nos parecer mais e mais com Jesus e não com aqueles que seguem o oposto do que Ele prega e espera de mim?
Não é rara a presença de "levitas" cabeludos, tatuados (após sua conversão), com brincos e piercings no corpo, sobre o altar, no intuito de se parecerem com seus artistas preferidos (pra não dizer "ídolos"), personalidades famosas que não passam de viciados, revoltados e ateus, os quais proclamam sua aversão pela pessoa de Cristo, vivendo a prostituição, o vício, o crime, a promiscuidade mais absurda. E ainda querem repreender os que o "julgam" por sua aparência, com a própria palavra do Deus vivo, que este, diferente do homem, não olha para sua aparência, mas sim para o seu coração!
Mas voltemos à Palavra. É certo que Deus olha sim o coração e o que Ele vê, na maioria das vezes (que isso esteja bem claro), é que que este, o coração, é retratado por aquilo (ou aquele) em que você insiste parecer. Sim, você é o que realmente tenta parecer ser.
Deus não olha para a aparência porque Ele não precisa! Ele já vê o coração. E este não mente.
Não adianta eu querer enganar o meu próximo fazendo uso da própria Palavra de Deus, por que a este eu não engano. Se eu quero me parecer com a louca da Ladi Gaga, é porque eu a admiro, a sigo, porque quero ser igual a ela, se é ao Renato Russo quem imito, é porque acredito nos conceitos dele, quero seu estilo de vida, aceito suas escolhas, seus pensamentos. Eu sou igual a eles sim e pronto!
E Deus sabe quais são os modelos que tenho no meu coração. E Ele sabe quando não é a Ele quem eu imito (e se entristece com isso, diga-se de passagem).
Oras, não sabeis que onde estiver o seu coração, ali estará o seu tesouro?
Às vezes, nem nós mesmos sabemos onde está nosso tesouro, mas Deus sabe, ele conhece as terras do meu coração. Ele o vê muito bem, ah, como vê!
Efésios 5:1
I Samuel 16:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário