sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Deus, a minha imagem e semelhança! Até parece!

Chega uma hora na vida da gente que vamos perguntar se tudo isso está certo mesmo. Essa fé vale à pena? Esse Cristo existe? Há esperança? Não sou pó e somente pó pra onde hei de voltar e lá ficar? Há sentido? Que sentido? Não estou feito cachorro correndo atrás do rabo? Deus existe? Pra que Ele existe? Ele? ele? Quem é Ele? Ou ele? E o diabo? Existe?
Sempre haveremos de perguntar. Sempre. Você vai se perguntar. E se não se perguntar, é sinal de que você não passa de uma ameba “pregada” pela teoria darwinista mesmo, de que você veio do nada, se “evoluiu” ao que é, mas sequer questiona pra onde vai, se tudo é verdade. Se você não se perguntar, eu admito, Darwin estava certo então. Só uma ameba que veio do nada deixará de refutar a tese de que ela não passa do nada. Somos nada mesmo.
Não quero forçar ninguém a, não querendo se passar por simples “ameba” de Darwin, passe a crer. A verdade é que, a criação de um modo geral, de alguma forma, consciente ou não se pergunta: onde está meu Criador? Ele é grande mesmo? Infinito? Poderoso? Inteligente? E conclui que é. Ele é tudo isso. E, finalmente passa a crer, ou não, pois há quem fique louco com essas indagações e acabe deixando de crer.
Mas vamos aos que crêem.
Eu creio sim que fui planejada, assistida no meu desenvolvimento, querida, desejada por alguém maior. Tenho pra mim que Ele disse pra sim mesmo (pois só Ele existia) em certo momento do processo da criação, lá no seu primeiro planejamento, “vou criar a Kely lá no ano tal, ela será assim, linda, inteligente, modeeeeesta, fará isso, aquilo, errará, acertará, mas não me surpreenderá, apesar de tentar, porque eu já sei de tudo que ela sentirá, desejará e fará, vamos lá, mãos à obra, cabelos lisos ou crespos? Ah, crespos, ela não vai gostar, mas e daí? Eu a quero assim, ela que se vire com suas progressivas!” (rs... o senso de humor e a imaginação são meus, não que Ele não os tenha muito melhor).
Crer, como eu, muitos crêem. E isso é muito bom. Para os que crêem, mesmo porque “todo aquele que n’Ele crer” não perecerá, mas terá a vida eterna (João 3:16). No entanto, sabendo eu, que fui feita à imagem e semelhança de Deus, acabo por imaginar Deus à minha semelhança sempre. Ah, se sou igual a Deus, Deus, sendo como eu, é assim, parecido comigo, certo?
É óbvio, que ninguém, conscientemente conclui isso, mas no seu íntimo sim. E é por isso que vivemos uma vida tão regrada de satisfação e felicidade plena. Porque cremos num deus previsível, xoxo, questionável, duvidoso, impotente, tendencioso, como eu, exatamente a minha imagem e semelhança. Fazemos o oposto. Espelhamos Deus em nós e concluímos: é assim que Ele é, pequenininho.
Ah, pobre ameba de Darwin!
Então é por isso, meu filho, que você acha que eu não posso mudar essa situação? É por isso, que você pensa que eu não curo seu câncer? É por isso que você pensa que sou arrogante e egoísta? É por isso que você chora? É por isso que você não crê em mim totalmente? É por isso que pareço tão pequeno?
Quando Ele nos diz ter nos feito à sua imagem e semelhança, creio que tenha sido por seu desejo de ser amado por alguém tão bom quanto Ele. Que graça há em ser admirado apenas por gente burra, por crianças sem intelecto totalmente formado, por insanos? Por animais? Você se sentiria confortável por ter um fã clube só de doidos? Qual seria a sua reputação?
Deus não quer o louvor e adoração dos anjos, eles não foram feitos à imagem e semelhança d’Ele, com o livre arbítrio para crer, não crer, desejar e não desejar Deus. Foi por isso que nos fez, livres e inteligentes para crer e refutar e deixou grandes razões para não crermos e o adorarmos. Ah, grande, inteligente e esperto Deus!
Deus criou o homem a SUA IMAGEM E SEMELHANÇA sim! (Gn. 1:26,27). E Ele o fez assim pra este tivesse domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Mas ele se deixou enganar e dominar justamente por este último! Ele sucumbiu. Fez sua escolha e, escolhendo o pecado, escolheu distanciar-se de Deus e, com isso, parecer-se menos e menos com Ele. Lá se foi a semelhança com o seu Criador originariamente planejada e sonhada por Deus!
Quer prazer maior pra Ele do que encontrar uma mente inteligente e questionadora, não tão ou mesmo quase tão inteligente quanto Ele admitindo “Deus, Tú és o Grande Deus e eu Te quero!”. Isso é identificar-se com alguém desejável, isso é ser semelhante a Deus. Nada da criação se apaixona por outro de raça e características diferentes. É isso! Que simples.
Mas Deus não é como eu. Graças a Deus! Se é que posso usar o trocadilho. Eu me recuso a crer num ser como eu, pequeno e pobre, fraco e impotente. Me recuso, sim, a crer nesse deus criado por mim mesma, a minha estúpida imagem e semelhança.
Eu creio em Ti, Deus! Que nada se parece comigo! (graças a Deus!)
Huh... Deus, a minha imagem e semelhança! Até parece! Que pretensão!

Um comentário:

  1. Apenas explicando a quem pensa que posso ter sito herege.
    O que quis dizer é que "julgamos" a Deus como se Ele fosse como nós: ilimitados, impotentes, injustos. Deus não é como nós. Não tem a nossa semelhança. Nós é que fomos planejados para sermos, um dia, a sua semelhança, através do processo de santificação, vivido apenas por aqueles que buscam a Sua presença.

    ResponderExcluir