Enfim chegou a época mais esperada do ano! Todo mundo em espírito natalino! Tudo enfeitado, tudo lindo! São brilhos, vermelho, guirlandas, árvores de Natal, papais noéis em todas as esquinas, o peru já está no freezer pronto pra ser posto pra assar, ceias planejadas, todo mundo se perguntando “o que é que eu vou vestir?”, “o que é que eu vou levar para a ceia de Natal?” “E a sobremesa? O que vai ser?”. Afinal de contas, é uma festa muito importante! Muito esperada! Temos que fazer o melhor! É só uma vez no ano!
E como se não bastasse a preocupação com o que vestir e o que levar para comer e beber na festa, há ainda os presentes!
Já comprou o presente do seu pai e da sua mãe? Do seu marido? Da sua esposa? E o do seu filho? Ah, este tem que ser especial! Aliás, tem que ser muitos, pois a lista dele foi enooooorme! E o da sua sogra? Faça o favor de não esquecer da sogra, heim! E o seu? Já comprou o seu? E o meu? (risos)
Talvez, mais preocupante que a própria ceia de Natal, as vestes, a decoração, são os presentes. Todo mundo espera um presentinho, nem que seja um chinelo! E o engraçado é que nessa época, a expectativa maior que se tem, não é o de receber bons presentes, mas sim de conseguir agradar e satisfazer os que amamos com os presentes que planejamos dar.
A ansiedade é de saber se eles vão gostar do nosso presente: “será que ele vai gostar desse carrinho?”, “será que ela não vai querer trocar essa blusa?”, “será que o meu amigo secreto gosta de cores fortes?”, “será que serve esse sapato?”, “será que o meu marido não vai brigar comigo por gastar dinheiro com esse presente mesmo sendo pra ele?”. Quem já não se questionou assim em época de Natal?
Quando chega o Natal, a correria em busca do presente perfeito é intensa. O que é melhor? Uma roupa? Um perfume? Uma bolsa? Uma carteira? Um brinquedo? Qual brinquedo? É chique? Está na moda? Combina ou não com ele? Serve ou não serve? Será que ele vai usar? A gente visualiza as pessoas usando os presentes.
Época de Natal é uma época boa porque ainda que não se ganhe nada, é bom presentear. Mas, espere um pouco. Presentear por quê mesmo? Que festa é essa, afinal?
Pra falar a verdade, nem sabemos porque damos presentes uns para os outros nessa data. Nem lembramos das reais origens e motivos de presentear.
Não seria a comemoração do aniversário de Jesus? Toda essa festa que estamos planejando com deliciosos comes e bebes não seria para comemorar o nascimento de Cristo? Não é Ele o aniversariante? Não é Ele, então, a quem devo presentear? Por que estou preocupada com o presente do meu filho? E o do meu marido? E o da minha sogra? E o meu? Nem é meu aniversário?
Já comprou o presente de Jesus? Já comprou seu ouro, seu incenso, sua mirra? Já pensou nas músicas que Ele quer ouvir na festa dele? Já sabe o que vestir na festa dele? Já pensou no que vai dizer pra Ele quando Ele chegar? Ei, afinal, nós o convidamos para a festa? (risos)
Ora, francamente, me responda sinceramente. Quem é que realmente se lembrou de Jesus nesses preparativos todos? Quem? Quem?
Quem realmente, como os reis e magos, está disposto a sacrificar-se andando milhas e milhas pra encontrar-se com Jesus com o melhor de si: seu ouro – seu coração, seu incenso – sua alma entregue, devota e totalmente consagrada, sua mirra – seus sonhos, todos nas mãos do Rei, sem receio de ter tido algum prejuízo.
O que você vai dar a Jesus? Presente pra Jesus não se compra. Ele já comprou tudo com seu sangue e nos entregou lá na Cruz. Só nos cabe, agora, devolvermos em gratidão ao seu ato de amor e sacrifício, nosso ouro, incenso e mirra!
E o meu presente? Já comprou meu presente? Se já comprou, tudo bem, eu aceito. Se não, preocupe-se com o de Jesus, então! Ele te deu e dará infinitamente mais do que eu posso dar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário